I Encontro de Sensibilização de Agentes Públicos no Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Direitos Humanos e Igualdade de Gêneros






A Coordenadoria da Mulher do Bom Jardim juntamente com a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação realizou nos dias 06 e 07 de maio de 2010 no auditório Levino Ferreira, localizado no prédio sede da Prefeitura Municipal, o I Encontro de sensibilização de Agentes Públicos no Enfretamento a Violência contra a Mulher, Direitos Humanos e Igualdade de Gêneros .
Estiveram presentes representantes de 14 (quatorze) escolas públicas sendo, 13 (treze) municipais e uma estadual, três escolas privadas, uma creche municipal, um representante da Secretaria da Assistência Social, um representante do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Municipal, três representantes do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Regional Agreste Setentrional e uma estudante de psicologia somando um público aproximado de 30 pessoas.
No dia 06/05/10 o evento teve início com o pronunciamento da Coordenadora Municipal da Mulher Ana Paula Lima Duarte que proferiu as boas vindas aos participantes. Em seguida, o facilitador Epitácio Nunes, mestre em psicologia, expôs o tema “Gênero e Sexualidade Humana” das 09h às 12h.
Ao retornar, deu-se início à Oficina “Como se constrói a violência contra a mulher?” facilitada pela psicóloga Valdinete Barbosa, especialista em Intervenções em Psicologia da Família e Realidade Social, no horário de 1h30 às 16h.
As atividades do dia 07/05/10, tiveram início com a apresentação da experiência acadêmica dos alunos monitores da Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Mota Silveira por meio da disciplina de Direitos Humanos e Cidadania,tendo início em abril do corrente ano. Entre outros temas explorados pelo referido projeto, destacam-se as temáticas: A mulher brasileira na família, A mulher construindo a igualdade de gênero e as Conquistas das mulheres. Por tratar-se de assuntos e atividades de interesse mútuo, a Coordenadoria da Mulher do Bom Jardim realizará posterior contato com a referida escola no sentido de estabelecer parcerias oara mobilizações e eventos futuros.
Após a apresentação dos discentes a técnica do CREAS Regional, Penélope Regina deu início à Oficina sobre “Direitos Humanos”. Na ocasião, a facilitadora propôs aos participantes que formassem grupos visando a elaboração de um plano de ação pedagógico envolvendo as temáticas abordadas pelos oficineiros até aquele momento.
O evento teve seu término por volta das 12h, após a apresentação dos grupos e uma dinâmica de grupo seguida de reflexão sobre a necessidade do trabalho em rede. De acordo com as avaliações, 30% dos participantes gostariam de discutir temas relativos à Pedofilia e Exploração Sexual de meninas nas próximas oficinas promovidas por esta Coordenadoria, o que demandará suporte técnico de outros órgãos ou instituições competentes na área.
Após esta ação, a Coordenadoria da Mulher pretende intensificar as articulações com os equipamentos sociais representados na cidade de Bom Jardim nos âmbitos municipal e estadual.

Sem comentários:

Enviar um comentário